Bernardo Mora

www.moradesign.com.br

You are currently browsing the arte category.

McNally Jackson Cafe e a magia da literatura

Arquiteto: Front Studio Architects
Localização: New York
Projeto Ano: 2009
Cliente: McNally Jackson Booksellers
Este projecto de renovação interior do McNally Jackson Cafe foi projetado pelo escritorio de arquitetura Front Studio Architects sediado em Nova Iorque. McNally Jackson Books é uma das maiores livrarias independentes no centro de Manhattan. Neste interior do café, o proprietário pretendia re-conceituar o cafe como um lugar evocativo de literatura. Uma colaboração fluida entre o proprietário e arquitetos, todos ávidos leitores, o espaço recém-realizado cria conexões diretas com a ideia de leitura em cada função programática.
Uma série de livros pendurados ao acaso a partir do teto, como se uma pilha de livros tinha sido atirado para o céu, decoram e criam uma atmosfera magica e ludica ao mesmo tempo. A parede curva em torno da área da sede está coberto de papel de parede feita inteiramente de livros de coluna aberta, a textura da impressão acrescenta um efeito de ondulação de páginas em movimento. Correndo ao longo da parede encontramos uma série de mesas dobráveis, cuidadosamente concebidas para se parecer com um livro dobrado quando fechado. O novo cardapio é feito de citações relacionadas com a alimentação iluminada por quatro luminárias, cada uma dedicada a várias edições de um livro singular.

McNally-Jackson-Cafe-modern-design-588x392McNally-Jackson-Cafe-food-corner-588x7981294755698-mcj-southeast-664x1000

Add a comment

O Maior Prendedor do Mundo

clip_02

Aqui temos um exemplo de como a arte urbana pode ser divertida. Este prendedor gigante de madeira foi criado por Mehmet Ali Uysal atualmente sendo exibido na Bélgica, no parque Chaudfontaine, como parte de uma exposição de arte contemporânea.

Resulta curioso como um objeto vulgar, usado para pendurar roupas e que forma parte do cotidiano pode se tornar o foco de interesse de um espaço urbano, valorizando e dinamizando as interações entre os diferentes agentes. Por outro lado, ideias como esta deveriam ser incentivadas e não restaria se não aplaudir se exemplos parecidos repetissem em nossas cidades.

Fonte:via ilusão 360

Fotos © Mmarsupilami


Add a comment